‘PALITA ARRUAÇANDO é uma brincadeira de circo que mistura diferentes brinquedos e habilidades, com o objetivo de criar um espaço caótico de palhaçaria.
“Vamos brincar de circo? O espetáculo “Palita Arruaçando” é uma grande brincadeira de circo, conjuga diferentes brinquedos circenses e habilidades para instaurar o espaço “caótico” de um show de palhaçaria. As técnicas de comicidade da palhaça propõem um jogo interativo com os espectadores que são também participantes da arruaça.
Outras habilidades como a mágica, a música, e a acrobacia integram o roteiro de números interativos com o público. Assim, a palhaça Palita Presepada se transmuta em uma anti-heroína que é na verdade a antítese da versão masculina do super-homem. Transitando entre o sublime e o grotesco, o espetáculo instaura em qualquer espaço (teatro, circo ou rua) um jogo dialógico com o espectador.
Os erros característicos do jogo da palhaça, são manifestados por meio das esquetes e brincadeiras circenses, onde o espectador também “faz a cena”! Com muito humor e atrapalhos a palhaça Palita Presepada vai usar toda sua inteligência e habilidade, mostrando que qualidades como força, coragem e charme podem ser super poderes tanto no circo, como na vida.
O roteiro dramatúrgico foi construído a partir de brincadeiras tradicionais do circo brasileiro, mesclando mágica e números acrobáticos à lógica e filosofia da palhaça com a especificidade do universo feminino. A encenação foi buscar no circo e no teatro de rua as técnicas e a atmosfera necessária para instaurar, em qualquer espaço o jogo interativo necessário para o espetáculo.
A atuação da palhaça vai ter suporte em várias técnicas circenses, como também, se dá mediante o jogo de improvisação com as pessoas/transeuntes da rua ou espectadores num teatro.
O espetáculo Palita Arruaçando, faz parte do projeto O Circo nos trilhos: do Maranhão ao Pará na rota do trem – 2ª Edição aprovado pelo edital Redes das Artes – Bolsa Funarte de Circo Carequinha.
Ficha Técnica:
Concepção e Atuação: Michelle Cabral
Iluminação: James Lopes
Sonoplastia: Alan Fonseca
Figurino: Jura Mendes e Michelle Cabral
Operação de Som: Ricardo Torres
Assistente de Palco: Diana Mattos
Produção e Realização: Miramundo Produções Culturais.
Este espetáculo pode ser conferido em apresentação única em Açailândia, dia 15/02, a partir das 18h, no Teatro Municipal.